9 de janeiro de 2007

O Rio em 1900


Imagens do Rio de Janeiro nos inícios do século XX.
Em baixo, duas antigas estereoscopias do Rio.


Antiga estereoscopia do Rio de Janeiro - o porto



Antiga estereoscopia do Rio de Janeiro - ruas


Sobre estereoscopia, dois interessantes sítios: StereoArt - Naturally 3D e Estereoscopia, por Fábio Durand. Para o primeiro será preciso usar dois pedaços de papel celofane, vermelho para o olho esquerdo e azul para o direito; para o segundo, apenas um pequeno espelho é necessário.


Apresentação do Rio de Janeiro enviada por Nuno Mendes, via e-mail, e fotografias estereoscópicas descarregadas de algures na Internet.

2 comentários:

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Não sei se conheces a cidade Rio de Janeiro... Para mim é uma das cidades mais lindas do mundo e geograficamente falando, deve mesmo ser a mais linda e as fotos de 1900, nos faz ter vontade de ter conhecido a cidade daquela época e especialmente para mim, que não gosto de cidades grandes. O Rio mesmo sendo uma cidade grande e cheia de riscos, continua sendo uma cidade feminina, cheia de curvas e volumes, tempestuosa, por vezes temperamental e como toda mulher que se preze, sofre de muita TPM...

Mas é interessante, linda e sempre bela, por mais sofrimente que a vida lhe dê.
Beijo,
Cris

Pedro Leite Ribeiro disse...

Olá, Cris! Ainda não tive oportunidade de visitar a Cidade Maravilhosa mas não está fora dos meus planos, quem sabe até, procurar a minha família carioca com a qual os contactos se perderam há muitos anos. Infelizmente, as notícias que ultimamente nos têm chegado do Rio só referem violência e abismos sociais. Parece-me que esta apresentação de slides antigos transmitem muita nostalgia de um Rio de Janeiro onde ainda se podia viver, apesar da música dizer que "continua lindo". Que lhe parece, Cris?
Abraço!