17 de maio de 2007

ABC - Bicampeão Nacional de Andebol!



Detesto entrar nestas polémicas, mas uma coisa é certa: quando a televisão estatal repetir que tem também por objectivo a promoção do desporto e das modalidades amadoras, saberemos todos de antemão que é mentira! Ontem o ABC sagrou-se bicampeão nacional de andebol. Para encontrarmos a notícia na imprensa (dita) desportiva, temos que ir ao índice, se o houver, ou então folhear pacientemente os jornais até encontrarmos uma caixinha remetida para um canto qualquer de uma página sem número. Para vermos a notícia na RTP, (dita) televisão estatal, temos que estar atentos ao minúsculo rodapé à espera de uma quase invisível referência ao evento. A verdade é esta: se fosse o Benfica, o Sporting, o Porto e mesmo o Belenenses, seria notícia de abertura e de 1.ª página. Os jornais, tal como os canais privados de televisão estão no seu direito de fazer com as notícias o que bem entenderem (enfim, talvez não, mas a questão de o direito de informar envolver ou não o cumprimento de algumas obrigações básicas seria tema para outro artigo). Agora o que não podem é vir a público publicitarem-se a eles mesmos dizendo que defendem e promovem as modalidades amadoras, aproximando dessa maneira o seu estatuto de empresa privada com fins lucrativos ao de instituição de utilidade pública/livre de impostos. Mas a RTP não pode fazer isso. Tem obrigações que o seu estatuto lhe confere, não sendo uma das menos importantes, com certeza, a de servir todos os cidadãos, sem excepção, sem se preocupar exclusivamente com as audiências.
Continuamos aqui em Portugal, na mesma como a lesma: desprezo pelo desporto, como agente educador, fomentador de relações sociais e de hábitos saudáveis na população. Aposta no desporto apenas como agente alienador ao serviço do poder.
No fim, resta uma verdade: o ABC, clube pequeno em tamanho, mas grande em feitos e realizações. RTP, grande em tamanho, mas pequena em competência e serviço prestado.

VIVA O ABC DE BRAGA!

2 comentários:

Pedro Morgado disse...

Concordo em absoluto com o teor deste post.
Os meus parabéns.

Paulo disse...

Tem razão. No voleibol passa-se o mesmo. A RTP2 só passa jogos de modalidades ditas amadoras, se houver um patrocinador que se chegue à frente.