29 de maio de 2007

Corajosas mulheres do Irão

20 de Maio de 2007.
Imagens de uma mulher iraniana com o rosto ensanguentado depois de ter sido espancada pela polícia em Teerão. O seu crime foi ter recusado o lenço que as mulheres daquele país são obrigadas a usar sobre a cabeça desde a revolução de 1979. Milhares de mulheres têm sido notificadas pela polícia no sentido de cumprirem o código islâmico de vestimenta feminina e centenas detidas por usarem lenços de cabeça demasiado soltos ou casacos excessivamente apertados.
As imagens falam por si. Para além da repressão que sofre o povo do Irão, e principalmente as mulheres, os rumores acerca da eventualidade de um ataque dos EUA fazem aumentar os receios e o descontentamento da população.


Informações nas páginas abaixo e nas ligações que contêm:
Global Voices
Kamangir (Archer)

5 comentários:

egosfera disse...

Já tinha lido num número da revista "The Economist" um artigo acerca dos códigos de vestuário no mundo islâmico. A revoltante rigidez das autoridades de Teerão, só suplantada pelo regime dos Taliban, (bem como inúmeros exemplos da história da Europa), só mostra a que ponto se pode chegar quando não é respeitado o principio da separação dos poderes politico e religioso.
O mundo muçulmano, escravo de um livro sagrado escrito há mais de mil e trezentos anos para uso de um bando de beduínos piolhosos, atravessa uma crise profunda de resultados imprevisíveis mas de consequências globais, das quais, aliás, já tivemos umas tristes amostras.

Pedro Leite Ribeiro disse...

Uma postagem neste blog, feita já há algum tempo, referia o islão como o "terceiro totalitarismo" e aquele a que, hoje em dia, é preciso dar mais atenção.
Agora com essa divertida definição da religiosidade muçulmana ("...escravo de um livro para uso de um bando de beduínos piolhosos..."), não me admira muito que daqui a pouco eu venha a ser obrigado a procurar refúgio nas Astúrias, tal como os nossos antecessores godos. :D

Pedro Leite Ribeiro disse...

Referência ao "terceiro totalitarismo":
http://idolatrica.blogspot.com/2006/10/lapidao-no-iro.html

egosfera disse...

Faço-te companhia. Bebemos uns canecos cidra e comemos umas 'fabadas' e quando for preciso damos umas cacetadas nos adeptos de Mafoma e arranjamos umas mouras encantadas para nos fazer uns cafuné.

Pedro Leite Ribeiro disse...

Boa! E principalmente não deixar as nossas preciosas garrafeiras cair nas mãos dos bebedores de chá.