Corajosas mulheres do Irão

20 de Maio de 2007.
Imagens de uma mulher iraniana com o rosto ensanguentado depois de ter sido espancada pela polícia em Teerão. O seu crime foi ter recusado o lenço que as mulheres daquele país são obrigadas a usar sobre a cabeça desde a revolução de 1979. Milhares de mulheres têm sido notificadas pela polícia no sentido de cumprirem o código islâmico de vestimenta feminina e centenas detidas por usarem lenços de cabeça demasiado soltos ou casacos excessivamente apertados.
As imagens falam por si. Para além da repressão que sofre o povo do Irão, e principalmente as mulheres, os rumores acerca da eventualidade de um ataque dos EUA fazem aumentar os receios e o descontentamento da população.


Informações nas páginas abaixo e nas ligações que contêm:
Global Voices
Kamangir (Archer)

Comentários: 5

Blogger egosfera:

Já tinha lido num número da revista "The Economist" um artigo acerca dos códigos de vestuário no mundo islâmico. A revoltante rigidez das autoridades de Teerão, só suplantada pelo regime dos Taliban, (bem como inúmeros exemplos da história da Europa), só mostra a que ponto se pode chegar quando não é respeitado o principio da separação dos poderes politico e religioso.
O mundo muçulmano, escravo de um livro sagrado escrito há mais de mil e trezentos anos para uso de um bando de beduínos piolhosos, atravessa uma crise profunda de resultados imprevisíveis mas de consequências globais, das quais, aliás, já tivemos umas tristes amostras.

quarta-feira, 30 maio, 2007  
Blogger José Pedro Ribeiro:

Uma postagem neste blog, feita já há algum tempo, referia o islão como o "terceiro totalitarismo" e aquele a que, hoje em dia, é preciso dar mais atenção.
Agora com essa divertida definição da religiosidade muçulmana ("...escravo de um livro para uso de um bando de beduínos piolhosos..."), não me admira muito que daqui a pouco eu venha a ser obrigado a procurar refúgio nas Astúrias, tal como os nossos antecessores godos. :D

quarta-feira, 30 maio, 2007  
Blogger José Pedro Ribeiro:

Referência ao "terceiro totalitarismo":
http://idolatrica.blogspot.com/2006/10/lapidao-no-iro.html

quarta-feira, 30 maio, 2007  
Blogger egosfera:

Faço-te companhia. Bebemos uns canecos cidra e comemos umas 'fabadas' e quando for preciso damos umas cacetadas nos adeptos de Mafoma e arranjamos umas mouras encantadas para nos fazer uns cafuné.

quarta-feira, 30 maio, 2007  
Blogger José Pedro Ribeiro:

Boa! E principalmente não deixar as nossas preciosas garrafeiras cair nas mãos dos bebedores de chá.

quarta-feira, 30 maio, 2007  

Enviar um comentário

← Entrada

    Subir ↑