23 de julho de 2007

El Jueves sequestrado

Encontra-se ainda na cache do Yahoo, hoje, 23 de Julho, a seguinte nota datada de 20 de Julho de 2007, no sítio onde antes se encontrava El Jueves - La revista que sale los miercoles:

20 de Julho de 2007?

Escrevemos esta nota na sexta-feira, 20 de Julho de 2007, às 19h. Temos a redacção cheia de meios de comunicação que nos perguntam o porquê do sequestro da revista. Não sabemos o que lhes responder. El Jueves publicou dezenas, centenas de desenhos sobre a família real (e sobre políticos, famosos, a ETA e tudo o que se move). Temos mesmo um livro, TOCANDO LOS BORBONES, um calhamaço de 350 páginas que compilava os desenhos mais divertidos.
Somos humoristas gráficos e trabalhamos conscientes de que a nossa obrigação, o que os nossos leitores nos pedem, é que exploremos o limite da liberdade de expressão. Podemos aceitar até que, nalguma ocasião, o possamos ter passado. Ossos do ofício. Se o passámos, para isso existem os tribunais, mas... um sequestro? A polícia percorrendo os quiosques de todo o país retirando a nossa revista? Será verdade que estamos a escrever isto em 20 de Julho de 2007?


(Clique para ampliar)

O número 1573 da revista El Jueves (18 de Julho a 24 de Julho de 2007) foi mandado retirar das bancas (o auto judicial refere "sequestro da revista") por apresentar na capa uma caricatura "irreverente" dos príncipes das Astúrias. Ler notícia do PortugalDigital.
Entretanto, a Repórteres sem Fronteiras condena o sequestro, afirmando que "esperavam uma atitude diferente de uma democracia como a Espanha".

Pessoalmente, acho que a culpa é dos Pireneus.

3 comentários:

Anónimo disse...

LOL!
Não terás uma costela espanhola? Ali para os lados dos Pireneus?

Anónimo disse...

«É uma vergonha. Na Europa isto seria inconcebível», afirmou Tardá (PortugalDiário,2007/07/20)

Então agora a Espanha já não faz parte da Europa? Das duas uma, ou o porta-voz da ERC ou o jornalista sem nome do PortugalDiário andam muito distraídos.

Pedro Leite Ribeiro disse...

A Europa fica a norte dos Pireneus, Tati.