5 de outubro de 2007

República é para os ricos


6 em cada 10 espanhóis estão contentes com a monarquia e apenas 2 em cada 10 preferiam ter um regime republicano. O governo espanhol transfere para a Coroa, todos os anos, 9 milhões de euros. O governo português transfere 16 milhões para a Presidência. A monarquia custa, a cada súbdito espanhol, 19 cêntimos. A república custa aos portugueses 1,58 euros. Estes dados foram divulgados hoje pela RTP no seu Telejornal. Sem dúvida, uma boa maneira de comemorar 97 anos de república. Faltou apenas dizer que a informação era especialmente dedicada àqueles que só se deixam convencer por argumentos economicistas.

3 comentários:

joshua disse...

Os argumentos economicistas convêm só a alguns. Estou desapontado com o Regime. Quero outra coisa urgente. Estou farto desta farsa de República.

Pedro Leite Ribeiro disse...

A república, sim, mas o mais grave penso ser o sistema de democracia partidocrática (isto é um neologismo fresquinho, creio eu). Começa a ser tempo de se fazer uma reflexão acerca de outros caminhos, que os há. Mas já se sabe, a oposição dos partidos vai ser total.

Anónimo disse...

o unico regime que evita a partidocracia e o regime Monarquico Constitucional.
O Rei alem de suportar e representar a nossa identidade e trazer consigo uma heranca secular ele e independente dos partidos e dos interesses empresariais, enquanto que um presidente vem dos partidos e , e preciso ter algum marketing para subir nas intencoes de votos.Ora um pais nao pode possuir um chefe de estado que o representa vindo de campanhas de marketing e apoios politico-partidarios.
O Rei pode ser substituido caso nao seja competente pelo Parlamento.
O Rei reina mas nao governa.
Venha a Monarquia