29 de julho de 2008

WordPress no Irão


Os bloggers iranianos que usam o serviço WordPress não têm conseguido postar devido a um sistema de filtragem que lhes impede o acesso ao painel de controlo dos blogues, diz Kamangir, via Persian Weblog. O servidor WordPress tem sido considerado mais seguro para os utilizadores do que, por exemplo, o Blogspot, que, a pedido de governos e tribunais ou simplesmente porque alguém se lembra de clicar no botão "Assinalar Blogue", correm o risco de sofrer vários tipos de sanções que vão do apagamento puro e simples ao afastamento dos motores de busca através da imposição de um idiota aviso de entrada. Apdeites V2 dá-nos, aqui e aqui, mais informações acerca deste assunto e lista alguns blogues lusos que ultimamente foram visados por este tipo prepotente e arbitrário de censura (perdoe-se a redundância), a saber, O Jumento e O Piolho da Solum, para cujo exercício basta ter como habilitações literárias o analfabetismo e uma capacidade motora que permita ao internaufabeto clicar com o rato.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desconhecia, esta do Wordpress no Irão. Vou seguir as suas pistas, a ver se entendo melhor a coisa. A chatice é que a tradução automática dá este giríssimo texto:

«Oi cão força externa Irã der reta Meshund Orkut. اما فیــلتر شدن وردپرس کمی با بقیه سرویس ها متفاوت است. O Orkut e vincular ردپرس کمي cão Ha Ba resto desigual AST. زیرا صفحه اول این سایت در دسترس است . Ministros da primeira página deste site Dstrs der AST. اما صفحه لاگین این سایت که از پروتکل https برای حفاظت کاربرانش استفاده میکند فیـلتر شده است و کاربران این سرویس با مشکل لاگین مواجه اند و همین امر باعث شده تا به روز رسانی وبلاگ های این سرویس به شدت کاهش یابد. As páginas deste site اگين Motores Nova پروتکل https parecer preservar کاربرانش benefício ميکند Orkut intensidade AST e کاربران onde cão-Bains مشکل اگين oposto a Terra e as técnicas que causam graves Ta ordenados por Rosa de Versalhes e بلاگ Hai onde o cão کاهش atraídos para sempre.»

O texto começa logo com um ameaçador "oi cão força externa", o que não deixa de ser um péssimo sinal.

Aliás, que eu saiba, no Irão (e na maioria dos países árabes) a censura é quase total, em todas as plataformas. E isso é feito na origem, à revelia de qualquer delas.

Pedro Leite Ribeiro disse...

É uma bela caligrafia, no entanto! :)
Um comentário à postagem de Kamangir refere que na Turquia a plataforma WordPress esteve suspensa durante cerca de um ano mas que a empresa nada fez contra isso.