21 de julho de 2006

Vilar de Mouros 1971

( Pequena tarjeta colocada nos vidros dos carros)




( Parte do programa do Festival de 1971)


, 8 de Agosto de 1971. O apresentador sobe ao palco dos concertos. Frente a dezenas de milhares de jovens em inédita experiência de liberdade, grita: “Senhoras e Senhores, Ladies and Gentlemen, El Tom Jones!” A um breve momento de surpresa, sucede uma enorme, gigantesca gargalhada, misturada com estridentes assobios. Embaraçadamente, tenta, ainda o pobre apresentador, emendar: “Quer dizer, Elton John!” Já ninguém o ouve: Elton John, equipado à ciclista, está a entrar no palco e começa:
It's a little bit funny this feeling inside
I'm not one of those who can easily hide
I don't have much money but boy if I did
I'd buy a big house where we both could live

Delírio!
De facto, não me lembro se foi assim, com Your Song, que começou… Mas pode bem ter sido.
Começa hoje a celebração dos 35 anos do Festival de Vilar de Mouros. Por razões que desconheço, não consideram a edição de 1968 onde actuaram, entre outros, Zeca Afonso, Carlos Paredes, Luís Goes, Adriano Correia de Oliveira.
Naquele 8 de Agosto de 1971 estive lá. Há coisas que ficam para a vida!...

"Pleasures of Female Company". Design José Souto. Hot Postcard, 1971 Edições Pirolito, Lisboa. (Postal e respectivo envelope - em cima - adquiridos em Vilar de Mouros 71).

Obrigado, Mana! Sem a tua ajuda e espírito de conservadora, esta postagem não existia!

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Um acontecimento perfeitamente insólito para o Portugal desse tempo. Quem foi não esquece mesmo!
Eu estive no de 82 e lembro-me duma comissão (des)organizadora anunciar o cancelamento e substituições de bandas do cartaz.
O de 2004 valeu pela grande P.J.Harvey -houve quem conseguisse ver a cor das cuecas dela! :)) já eu fixei as botas vaqueiras.
E este ano vou ver e ouvir Tricky e o velhinho Iggy! YUPI! Estou mesmo a precisar dum intervalo!

Anónimo disse...

Hi Pedro. I collect postcards, and the 2nd to last one is cool. Looks like a fingerprint:)

Pedro Leite Ribeiro disse...

It's the last one's envelope, Diana, but still a real rarity.

Anónimo disse...

Uma equipa de arqueólogos encontrou no recinto do festival, junto de 1 T-Rex relativamente bem conservado, alguns fragmentos de vidro e ossos. A pesquisa revelou que se tratam de fragmentos provenientes de garrafões de vinho e ossos de frango, no entanto ainda terão que esperar pelo resultado dos testes de carbono-14, para chegar à conclusão se se tratam de vestígios dos primitivos festivaleiros, podendo assim reconstituir os costumes deste povo perdido. Ficamos a aguardar...

Pedro Leite Ribeiro disse...

Obrigado por me considerares membro de um povo perdido, um género qualquer de fóssil antropológico, embora, nesse já longínquo ano de 1971, ainda não tivesse idade para beber vinho (mas já comia frango)!
:D