21 de julho de 2006

Do Belo e da Ciência

Há poucos dias lançada no ciberespaço, a nova WebQuest (*) de Isabel Costa desafia alunos, estudiosos e simples curiosos, a encontrarem, por si mesmos, um dos pontos onde a Matemática se encontra com a Beleza. “O que é a beleza? E o que tem a Matemática a ver com isso?”, é-nos perguntado na introdução de “O Número de Ouro”. A Wikipedia apresenta-nos, deste número, a seguinte definição: "A Proporção áurea ou Número de Ouro ou número áureo é uma constante transcendente assim chamada por ser um número da categoria transcendente. Número tal, que há muito tempo é empregada na arte. Também é chamada de: razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão. Muito frequente é a sua utilização em pinturas renascentistas."

Talvez a mais bem conhecida desta utilização seja “O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, onde estão bem patentes “as ideias de proporção e simetria aplicadas à concepção da beleza humana”. Em torno deste desenho, diz-nos ainda a Wikipedia: "O homem vitruviano é um conceito apresentado na obra Os Dez Livros da Arquitectura, escrita pelo arquitecto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda no nome. Tal conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na divina proporção. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza."(In, http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano)

O Tratado de Arquitectura, de Vitrúvio, foi recentemente publicado no nosso País.


(*): WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros). In, WebQuest, Aprendendo na Internet (21/Julho/2006).

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica surpresa! Sinto-me muito honrada. Obrigada!
E sabes que mais? A divina proporção também se aplica ao Stradivarius do Artigo do Dia.
:))

Anónimo disse...

Andei rodando...
Já fazia alguns dias que não vinha e adorei os posts!!!

Vou colher informações e depois voltarei a falar... Sempre se aprende aqui ou no mínimo, reforça-se o que já sabemos ou conhecemos pouco!!!

Beijinhos!!!

Cris

Em em tempo: as letrinhas de impedimento ou de resalvas, voltaram... É para que eu nâo venha mais??? Ou melhor: que eu não comente mais???

Outro beijinho!!!