13 de outubro de 2006

www.dominiopublico.org.br


O Governo Federal Brasileiro dispõe de uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, o portal Domínio Público de onde, apesar de na minha opinião ter ainda uma capacidade enorme de enriquecimento, se podem descarregar imensos ficheiros muito interessantes. Para dar apenas dois exemplos, no "tipo de mídia" Texto, categoria Literatura, idioma Português, encontramos 1316 itens à disposição, creio que todos em formato pdf. Já na categoria História, texto em Português, o número desce para 239 itens. Há ainda ficheiros vídeo, som e imagem. Para a pesquisa de som, é preciso não esquecer de desmarcar a caixa de idioma, já que este não é aplicável e impede a listagem de ficheiros. Neste tipo de media, podemos escolher entre vários géneros de música, da clássica ao rock, passando pelo jazz e outras. Ainda só ouvi uma gravação destas, A Cavalgada das Valquírias, de Wagner, mas devo dizê-lo, a qualidade é semelhante à dos discos da minha colecção de antiguidades de 78 rotações que há muito não dão uso aos pregos da grafonola que já só serve para armazenar álbuns de fotografias e postais antigos, para além de suportar um telefone e velhas listas de números e endereços esquecidos. Outra coisa mais interessante, mas que peca pela escassez, são os 16 passeios virtuais a exposições e museus, alguns dos quais tentarei publicar aqui em IDOLÁTRICA.
Circula pela internet um e-mail que alerta para a eminência da desactivação deste projecto devido ao número escasso de utilizadores. Eu penso que isto se deve, por um lado, à fraca divulgação deste serviço, por outro, ao uso deficiente dos recursos oferecidos pelos vários motores de busca que existem por aí. De qualquer modo, coloco uma ligação permanente na barra lateral, em OUTROS SÍTIOS, que por lá permanecerá enquanto o portal estiver disponível. Façam o favor de se servir!

7 comentários:

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Olá!!!

Tenho estado fora do ar...
Teu espaço continua muito bom!!!

Sobre teu post de utilidade pública, de fato o site é mais usado pelas universidades e recebi uma mensagem de uma universidade, pedindo que incentive o uso do site, pois o governo protende retirá-lo do ar. Não é de duvidar que isso aconteça num governo que é completamente ignorante!!! ao invés de propiciarem melhoranteos, fazem logo o PIORAMENTO!!!

Beijinhos,
Cris

Pedro Leite Ribeiro disse...

Olá, Cris!
Uma das melhores formas de divulgar o site é colocando ligações permanentes para ele e incentivar outros a fazê-lo. Desta forma, poder-se-á tornar mais facilmente encontrável nos motores de busca. Outra é descarregar ficheiros e muitos valem bem a pena. Obras literárias completas e tudo!
Abraços!

Anónimo disse...

OH! Acabei de te enviar um mail com esta ligação...não visito o teu blogue há imenso tempo.Continua actualizadissimo!

rubia disse...

belarubia@bol.com.br
COLEGAS...
escrevam pra mim,
faço adm,
e leio bastante,
MAIS DO Q QUERO E MENOS DO Q PRECISO, rsrsr
abraços a todos!!!

Anónimo disse...

O site continua e se depender de nos continuara otimo, pois estaremos sempre divulgando para que um numero sempre maior acesse essa pérola, mas quanto ao comentário da CRis, um tanto quanto preconceituoso, só uma ressalva, o governo federal tem feito de tudo e não é ignorante.Luta para continuar mantendo no ar endereços que previlegiam a arte , cultura e lazer e cabe a nós interessados que estimule e indique pessoas que pensam a utiliza-lo...

Pedro Leite Ribeiro disse...

Obrigado pelo comentário, Luiz Casé! Também me admiraria muito que Gilberto Gil não fizesse o possível pela divulgação cultural.

Anónimo disse...

Esperamos que o governo, ao invés de eliminar, procure melhorar o ensino público deste país e dar oportunidade para todos, pois,a maioria dos estudantes nas federais, podem pagar, enquanto que os que não podem estão em faculdades particulares Muitos estão sendo obrigados a trancar, porque há faculdades que não permitem que o aluno faça menos de três disciplinas. Como também, quem fez o ensino básico ou segundo gráu em escola particular, não tem direito à bolsa de estudo. SE OS DIREITOS SÂO IGUAIS PARA TODOS, ENTÃO QUE SEJA PARA TODOS.